Homenagem ao Professor Dr. João Claudio Todorov

Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB)

Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC)

Todas as áreas de pesquisa contempladas pelo PPB/PPG-CdC – Análise do Comportamento e Cognição e Neurociências do Comportamento – se unem em homenagem e agradecimento ao Prof. Dr. João Claudio Todorov. Estendemos nosso apoio, carinho, admiração e reconhecimento à Sra. Silvia Todorov em nome da família.

A diversidade que representa o PPB/PPG-CdC é a interdisciplinaridade valorizada pelo Prof. Todorov desde a criação do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento, o qual contemplava também pesquisas na área de Psicologia Cognitiva. Perdemos um cientista que contribuiu de forma significativa para a Universidade de Brasília e para a ciência desenvolvida no Brasil. Da formação de pesquisadores à gestão de ciência e tecnologia. Sua visão panorâmica de um cientista com produção em pesquisa básica, pesquisa aplicada e pesquisa translacional trazia contribuições em diferentes redes de pesquisadores e associações científicas nacionais e internacionais. No mês de junho de 2021 ele participou da sétima edição do Think Tank of cultural Studies com 28 eminentes pesquisadores, incluindo gerações por ele formadas. O evento contou com diferentes instituições de ensino superior nacionais e internacionais, e com pesquisadora da gestão da Association for Behavior Analysis International (ABAI).

Seus interesses de pesquisa incluem controle temporal do comportamento, controle aversivo e escolhas, decisões e preferências, e práticas culturais. Nos últimos anos contribuiu com a análise de políticas sociais, mais especificamente, nas áreas de transferência condicionada de renda, educação, medidas socioeducativas, meio ambiente, mobilidade urbana e direitos de crianças e adolescentes. Sua atuação incluiu também pesquisas sobre a formulação e a implementação das políticas públicas, com programas e ações por meio de análise de normativas publicadas e de dados secundários disponibilizados por agências oficiais.

Prof. João Claudio Todorov contribuiu para o fortalecimento do departamento de Processos Psicológicos Básicos e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento. O impacto de seus trabalhos é identificado no crescimento e consolidação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Ao Prof. João Claudio Todorov, nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento.