Departamento de Processos Psicologicos Básicos

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (AEC)

O Laboratório de AEC, localizado no subsolo do ICC Sul do Campus Darcy Ribeiro (Sala ASS-014/12), oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de análises experimentais do comportamento de animais infra-humanos. As linhas de pesquisa investigam temas relacionados ao comportamento de escolha, autocontrole, variabilidade comportamental, desamparo aprendido, comportamento adjuntivo, radiação ionizante, dentre outros.

Para a coleta de dados com animais, o laboratório conta com equipamentos que permitem que os sujeitos sejam testados individualmente, 3 biotérios específicos para roedores e pombos, 3 salas para alunos de graduação e pós-graduação com mesas individuais e 1 sala de aula prática com caixas de condicionamento operante para animais e computadores para  demonstrações/simulações práticas com humanos, para utilização de softwares didáticos e demonstrações práticas por meio de vídeo. A maioria dos equipamentos de pesquisa é eletrônica e possibilita a automação do controle e registro dos experimentos.

O laboratório dispõe de computadores conectados à internet e laptops que permitem a coleta de dados fora do campus.

A atual coordenadora do laboratório é a Profa. Josele Abreu Rodrigues.