Departamento de Processos Psicologicos Básicos

Laboratório de Aprendizagem Humana

O Laboratório de Aprendizagem Humana, localizado no mezanino (Sala A1-068/7) e contendo anexos no subsolo do ICC Sul (Salas ASS-22/9, ASS-24/5, ASS-27/8 e ASS32/8), possibilita o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa sobre aprendizagem humana e análises experimentais do comportamento humano. Os principais temas investigados são: comportamento de escolha, variabilidade comportamental, comportamento verbal, comportamento do consumidor, aquisição de língua de sinais em indivíduos surdos, equivalência de estímulos, variabilidade comportamental, aprendizagem de leitura textual e musical, aprendizagem de escrita, aprendizagem de matemática, operações estabelecedoras, automatismo, complexidade de tarefas, processos de memorização e comportamento social.

Este laboratório dispõe de cabines individuais com isolamento acústico para coleta de dados com humanos e são equipadas com computador e filmadora. Equipamentos especiais, como tela sensível ao toque, piano eletrônico, sistema de monitoramento do olhar, estão também disponíveis para projetos de temas específicos.

O laboratório oferece salas de estudo e análise de dados para alunos de pós-graduação e de graduação que integram os grupos de pesquisa e sala de reuniões.

O atual coordenador do laboratório é o Prof. Jorge Mendes de Oliveira Castro.