O Laboratório de Psicobiologia, localizado no subsolo do ICC Sul do Campus Darcy Ribeiro (Sala ASS-029/11), dispõe de 1 sala de aula com computadores com capacidade para 15 alunos, 3 salas para coleta de dados de pesquisa em humanos com equipamentos que permitem estudos nas áreas de psicofísica e de neurociência cognitiva, 1 sala para coleta de dados em animais com equipamentos que permitem estudos na área de psicofarmacologia.

 

A sala de aula é destinada a atividades de ensino na graduação e na pós-graduação. Além disso, o ambiente é usado para reuniões de grupos de pesquisa e para análise de dados por alunos de pós-graduação. 

 

Os ambientes destinados à coleta de dados estão distribuídos da seguinte forma:

a) Percepção auditiva: ampla sala usada para a realização de estudos psicofísicos em crianças e adultos sobre a percepção auditiva, contendo computadores, uma câmara de isolamento acústico de 8 m2 para a coleta de dados psicofísicos, aparelhos para programação e apresentação de sinais acústicos e programas especializados que gerenciam estas tarefas. Neste ambiente são conduzidas pesquisas sobre percepção auditiva e linguagem em portadores de necessidades especiais, bem como estudos sobre alterações na percepção auditiva durante o processo de envelhecimento.

b) Percepção visual: sala para coleta de dados com equipamento de rastreamento ocular. Nesse ambiente são conduzidas pesquisas sobre percepção visual e reconhecimento de expressões faciais.

c) Neuropsicologia: sala para coleta de dados com humanos, com computador e material de avaliação neuropsicológica.

d) Psicofarmacologia: sala para coleta de dados com animais (ratos e camundongos), com equipamentos apropriados para medidas comportamentais, como labirintos em cruz elevada.

 

O atual coordenador do Laboratório de Psicobiologia é o Prof. Francisco Dyonísio Cardoso Mendes.