Nosso laboratório é interessado em psicologia em contexto transcultural, enfocando a variedade e as limitações na aplicação de teorias psicológicas em grupos culturalmente diversos nas sociedades plurais modernas. Especificamente, examinamos os valores humanos básicos e fenômenos psicológicos relacionados. Além disso, pretendemos explorar semelhanças e diferenças transculturais em vários domínios da psicologia e suas aplicações em indivíduos e grupos. Em nossa pesquisa, nos concentramos em grandes projetos multinacionais, bem como em métodos que excedem os dados de autorrelato. Nossos objetivos específicos são:

· Desenhar e conduzir estudos psicológicos transculturais e interculturais, em colaboração com colegas e instituições internacionais, sobre vários tópicos de interesse psicológico, como metacognições, personalidade, valores culturais, comportamento do consumidor, comportamento político etc.

· Estudar os processos de aculturação, adaptação psicológica e integração social de vários grupos etnoculturais, de imigrantes e refugiados na sociedade.

· Explorar as relações interculturais como processos intergrupais no contexto da dinâmica de minoria / maioria e status social.

· Desenvolver, implementar e avaliar intervenções para reduzir estereótipos e preconceitos e para promover o respeito pela diversidade e relações interculturais positivas.

· Divulgar resultados de pesquisas transculturais organizando e / ou participando de eventos científicos, publicando artigos em periódicos revisados por pares, teses e dissertações.

· Promover o intercâmbio transcultural e desenvolver redes de cooperação com instituições e organizações relacionadas, no Brasil e no exterior.

O LPT funciona nas instalações do Instituto de Psicologia, com supervisão do Departamento de Processos Psicológicos Básicos. É coordenado pelo professor Cláudio V. Torres e conta com docentes, doutorandos, mestrandos e pós-graduandos com interesse em cultura e psicologia.

 

O atual coordenador do Laboratório é o Prof. Cláudio Vaz Torres.